Obtendo novas habilidades

Indicações de plataformas onlines de cursos (gratuitos e pagos)

O futuro está aí e não podemos deixar pra depois o que pode ser feito agora, não é mesmo? Pra isso, quero indicar 3 plataformas que ajudam a aprimorar as nossas habilidades.

Eu sempre gostei de aprender. O motivo disso são diversos, que traz boas memórias e más memórias. Não vamos focar em nenhuma delas, exceto aquela que me fez formar engenharia esse ano: não desistir, persistir, e continuar. Hoje não é diferente.

Pesquisando encontrei 3 plataformas diferentes com o intuito igual: te ajudar a aprender mais e aumentar as suas habilidades. Essas plataformas funcionam de maneira diferente uma da outra, mas já ajuda muito se está procurando melhorar o que já sabe ou aprender algo completamente do zero, zero, zero.

FutureLearning

Essa plataforma parece ser uma das mais antigas, só que fui dar atenção mesmo recentemente. Os cursos também são em sua maioria inglês, com exercícios para fixação de conteúdo e o certificado disponível para aqueles que conseguirem 70% ou mais de acertos nesses exercícios, como média geral.

Comecei a fazer um curso nele mas não fui pra frente porque não me atendeu. Existem cursos pagos sim, e normalmente são os cursos completos daqueles capítulos que você pode fazer gratuitamente. É como se você pudesse fazer de graça 2 semanas de um curso pago que tem, na verdade, umas 8 semanas. O curso que eu estava fazendo não me atendeu, mas a plataforma é muito amigável, bonita e fácil de navegar.

Coursera

O Coursera foi um dos meus primeiros achados e já me faz gostar muuito dele. E não é fácil, isso eu te garanto. A maior parte dos cursos são ministrados em inglês com algumas traduções (principalmente em vídeos legendados). Não tem um certificado a menos que pague por ele, mas existe a opção de receber uma "bolsa" para ter o certificado. Eu nunca tentei, mas deve ser o padrão de confirmação de renda.

Eu já comecei e finalizei alguns cursos na plataforma. Você precisa fazer exercícios e confirmar que está entendendo o que está sendo passado. Conhecimento em inglês/espanhol é recomendado.

Sobre a fidelidade do que é passado, te digo pra ficar relax. Os cursos são dados por empresas como Google, IBM, Stanford, Harvard... Já viu o nível aqui, certo?

Udemy

Essa foi a plataforma que me fez retirar algumas coisas que disse, certa vez. Tenho 4 cursos comprados com 95% de desconto (não leu errado) e que estão me ajudando muito na minha carreira profissional e pessoal. Não tem como não entrar na Udemy e se surpreender com tudo o que é disponibilizado.

Aqui vai uma dica muito importante: pesquise bem o curso que quer. Verifique o número de alunos, comentários e a classificação. Visite o perfil de quem está produzindo o material e tudo o mais. Isso mostra muito se o curso é realmente bom ou não. Ah, veja também os primeiros vídeos disponíveis para ver como o curso vai ser lecionado. Muitos detalhes importantes para você não se decepcionar.

Por enquanto, é isso!
Bisus!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.